Câncer de pele: Como se prevenir
O sol, embora seja benéfico para a saúde em quantidades moderadas, é considerado o grande fator de risco para o câncer de pele. Portanto, a melhor maneira de se prevenir é evitar a exposição ao sol por longos períodos.
Fique atento aos sinais de alerta para o câncer de pele:
- Ferida brilhante com presença visível de vasos sanguíneos.
- Marca avermelhada, sensível que sangra facilmente.
- Ferida com aparência lisa e carnuda e, muitas vezes, com centro deprimido.
- Ferida elevada e brilhante que tem a aparência de uma verruga.
- Mudança no tamanho, forma ou cor de uma verruga ou pinta.
- Machucado rígido ao toque que pode se parecer com uma cicatriz, especialmente na face.
- Ferida que coça, sangra, cicatriza e então repete novamente o ciclo e não desaparece em três semanas.
- Ferida persistente e rígida na pele após ter sido exposta ao sol.
- Feridas que não cicatrizam ou uma área mais grossa no lábio inferior, especialmente se você fuma ou se seus lábios são frequentemente expostos ao sol.
Grupos de Risco
- Pessoas que já tenham tido câncer de pele.
- Aqueles que possuem familiares que já tiveram câncer de pele.
- Pessoas de pele clara, olhos azuis ou verdes, cabelos loiros ou ruivos.
- Pessoas com baixa imunidade ou imunidade reduzida por doença ou por medicamentos.
- Albinos ou portadores de algumas doenças que predispõem ao câncer de pele.
- Pessoas que já se expuseram ou se expõem ao sol excessivamente. Lembrar que a exposição ao sol é cumulativa e que pessoas que se expuseram mais ao sol quando jovens têm mais chances de desenvolver câncer de pele do que aqueles que não o fizeram.
- Aqueles que se expõem constantemente a raios X, raios ultravioleta, arsênico, ou outros produtos químicos.
- Pessoas que têm uma grande quantidade de pintas.
- Pessoas que possuem cicatrizes há muito tempo e que apresentam ulcerações frequentes.
Prevenção do câncer de pele:
A melhor maneira de prevenir todos os tipos de câncer de pele é proteger-se dos raios ultravioletas do sol. Nós separamos algumas dicas para você se proteger e a sua família neste verão.
- Evite o horário das 10h às 16h (preste atenção que, no horário de verão, o período a ser evitado é o que vai das 11h às 17h). Praia, portanto, só fora dos horários de risco.
- Use roupas protetoras quando estiver fora. Chapéus que cobrem o rosto são acessórios essenciais. Use camiseta de mangas e calça (por mais estranho que possa parecer!) Quando o sol estiver muito forte e você souber previamente que terá que se expor em excesso.
- Use o protetor solar todos os dias com no mínimo 15 de FPS. Leia o rótulo, o filtro tem que proteger contra dois tipos de radiação, UVA e UVB.
- Se você for viajar para um lugar alto, use um filtro solar com FPS maior.
- Não faça bronzeamento artificial. Já está comprovado que eles oferecem riscos à saúde.
- Verifique sua pele todos os meses. No caso de perceber alguma marcas estranhas, manchas, feridas que não cicatrizam ou aparecimento de pintas, procure um médico.
- Preste atenção principalmente nas áreas que ficam mais expostas: braços, mãos, rosto e costas. Preste atenção também nas pintas e verrugas que ficam em áreas de constante contato (na palma da mão por exemplo).
- Se possível, peça para um médico examinar sua pele pelo menos uma vez por ano. Mesmo sendo o sol o maior fator de risco, o câncer de pele, principalmente o melanoma, pode aparecer em partes do seu corpo que nunca ficam expostas.
Diagnóstico
A prevenção ainda é o melhor remédio. Mas caso você perceba algum sinal diferente na sua pele, um médico precisa examinar o local afetado. Se ele verificar alguma anormalidade na área suspeita, provavelmente vai retirar dela uma amostra de tecido (biópsia) para seguir com o tratamento adequado.