Pesquisadores da NUS desenvolvem a primeira bandagem inteligente do mundo
Confira abaixo um resumo da reportagem em português
Uma equipe de pesquisa liderada pelo professor Lim Chwee Teck do Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) e do Instituto de Inovação e Tecnologia em Saúde (iHealthtech) , em colaboração com parceiros clínicos do Hospital Geral de Cingapura, desenvolveu um sensor vestível inteligente que pode conduzir avaliações de ponto de atendimento em tempo real de feridas crônicas sem fio por meio de um aplicativo. Pioneira no mundo, a nova tecnologia de sensor pode detectar temperatura, pH, tipo de bactéria e fatores inflamatórios específicos para feridas crônicas em 15 minutos, permitindo assim uma avaliação rápida e precisa da ferida.
Aplicando saúde digital para saúde pessoal
As avaliações clínicas atuais de feridas dependem da inspeção visual ou coleta e envio de fluido da ferida a um laboratório centralizado para detectar e analisar biomarcadores específicos. Todo o processo geralmente leva cerca de um a dois dias e pode impedir intervenções médicas adequadas, oportunas e precisas. Embora existam desenvolvimentos recentes em sensores flexíveis projetados para tratamento de feridas, eles só podem sondar um conjunto limitado de marcadores, como acidez, temperatura, oxigênio, ácido úrico e impedância para diagnosticar a inflamação da ferida.
Em resposta a essas limitações atuais, os pesquisadores desenvolveram o VeCare, uma plataforma de avaliação de feridas no local de tratamento que consiste em uma bandagem inovadora de detecção de feridas, um chip eletrônico e um aplicativo móvel. A bandagem compreende uma camada de contato com a ferida, uma barreira externa respirável, um coletor de fluido microfluídico da ferida e um imunossensor flexível.
VeCare é a primeira plataforma de avaliação de feridas que pode detectar o tipo de bactéria e sondar fatores inflamatórios, além de medir a acidez e a temperatura, em um único teste de 15 minutos.
A bandagem imunossensível permite uma avaliação rápida do microambiente da ferida, inflamação e estado de infecção, detectando vários biomarcadores específicos da ferida crônica do fluido da ferida usando um sistema eletroquímico. O coletor de fluido de ferida microfluídica anexado ao sensor direciona e aumenta a distribuição de fluido de ferida para o sensor em até 180 por cento.
O design garante um desempenho de detecção confiável, independentemente da forma ou tamanho da úlcera.
Clique aqui e leia a reportagem na íntegra em inglês