Conheça as causas da Tendinite e como tratar de maneira simples
O que causa a tendinite?
Na maior parte dos casos, a causa da tendinite é desconhecida. Entretanto, quando a condição pode ser identificada, geralmente ocorre por um de dois motivos:
Como a repetição dos movimentos é a causa mais comuns da tendinite, atividades corriqueiras como limpar, digitar, correr ou mesmo praticar esportes, desencadeiam seu desenvolvimento. Assim, mesmo que a lesão influencie, geralmente é no trabalho do dia a dia que se encontra o foco do problema.
Algumas das ações que são passíveis de causar tendinites incluem:
- Sentar com a postura incorreta;
- Correr (afetando os calcanhares);
- Deixar de alongar depois dos exercícios;
- Exercícios HIIT (especialmente quando não se aquece ou descansa o suficiente);
- Dançar;
- Pedalar ou usar o aparelho elíptico na academia;
- Fazer trabalhos manuais.
Como diagnosticar o problema?
A descrição dos sintomas é uma parte importante do diagnóstico de tendinite. Para obter uma imagem completa do problema, o médico provavelmente fará perguntas sobre a dor, tais como:
- Como é a dor (forte, ardente)?
- Onde a dor está localizada? É limitada a uma área ou se espalha da articulação para envolver uma área mais ampla?
- Há formigamento, dormência ou fraqueza perto de onde está a dor?
- Quando a dor começou? Começou depois de um aumento repentino em atividades de trabalho ou exercício? Pode estar relacionado a algum novo esporte ou exercício que foi tentado recentemente?
- A dor desaparece quando se repousa a área ou está presente mesmo em repouso?
Um exame físico também é importante. Durante a consulta, o médico procurará sensibilidade, inchaço, vermelhidão, fraqueza muscular e movimento limitado próximo ao tendão dolorido. Algumas pessoas precisam de exames de sangue para procurar outras causas das inflamações nas articulações, como gota ou artrite reumatóide. Radiografias geralmente são realizadas para confirmar que não há fratura, luxação ou doença óssea.
O que é bom para curar tendinite?
Você pode diminuir os riscos de ter tendinite ou de amenizar o mal quando este já está sendo sentido. Mas, lembre-se que a prevenção é sempre o melhor caminho.
Assim, veja o que você pode fazer em casa para tratar o problema:
- Tire folga dos exercícios e descanse – O autocuidado é benéfico para curar uma tendinite, uma vez que os tendões precisam de folga para se recuperarem;
- Inicie exercícios novos lentamente – Um gatilho comum das tendinites é o início de rotinas exaustivas de exercícios de uma vez e rápidos. O trabalho excessivo do corpo, bem como a degradação que ocorre no sistema imunológico aumentam os níveis inflamatórios;
- Siga dietas anti-inflamatórias – Quase todos os tipos de lesões, doenças crônicas e inflamação pioram com alimentação ruim. Alguns ajudam a curar mais rápido, mas também a prevenir lesões. Contudo, outros provocam inchaço e retardam a recuperação;
- Use compressas geladas – Gelar os locais doloridos pode aliviar inchaços. Isso é importante logo nos primeiros dias da lesão ou assim que você notar o inchaço aumentando;
- Use uma tala – O uso de suporte extra em torno dos tendões ajuda a garantir que eles não se movam demais. Isolar os tendões inflamados contribui para reduzir o inchaço e antecipar a cicatrização de tecidos danificados;
- Considere tratamentos alternativos – Se necessário, o ortopedia tratará a tendinite com analgésicos, fisioterapia, tratamentos quiropráticos, injeções de corticosteroides, terapia com ondas de choques extracorpóreos e cirurgia.
A tendinite é realmente um problema sério, que pode desencadear dores e outros males bastante incômodos. Entretanto, a doença possui várias opções para tratamentos feitos multidisciplinarmente, com potencial efeito de cura total. Mas, as práticas preventivas ainda são o melhor remédio. Cuide do peso, mantenha hábitos saudáveis, evite movimentos repetitivos, viva bem e feliz!