Glaucoma: o que é, causas e tratamento
Glaucoma é uma doença ocular em que acontece uma alteração no nervo óptico. Além disso, leva a um dano irreversível das fibras nervosas, e então, consequentemente a pessoa fica cega. De antemão, este problema pode ser causado por conta do aumento da pressão ocular, ou uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico.
A doença também é considerada como, por exemplo, a principal causa de cegueira irreversível no mundo todo. Infelizmente o glaucoma não apresenta sintomas em grande parte dos casos. É provável, que a pessoa não perceba a presença do problema, e por isso, dificulta o tratamento.
O glaucoma leva à cegueira quando a doença está no estágio avançado, ou seja, momento em que afeta o nervo óptico e atinge a visão periférica (do canto do olho) e a visão central.
Existem 3 tipos de glaucoma, são eles:
Glaucoma de ângulo fechado (agudo) – ocorre quando a saída do humor aquoso é subitamente bloqueada. Isso origina um aumento rápido, doloroso e grave na pressão intraocular.
Glaucoma congênito – é o tipo em que a criança já nasce com a doença, herdada da mãe durante a gravidez. Este tipo de glaucoma, no entanto, é considerado raro e se descoberto, deve-se tratar imediatamente.
Glaucoma de ângulo aberto (crônico) – é o tipo mais comum da doença e tende a ser hereditário, mas sua causa é desconhecida. Nele, um aumento na pressão ocular desenvolve-se lentamente com o passar do tempo, e a pressão elevada causa um dano permanente no nervo óptico, causando perda do campo visual.
Glaucoma secundário – costuma ser causado principalmente pelo uso de medicamentos, como corticosteróides, pelos traumas e por outras doenças oculares e sistêmicas.
Causas
De antemão por razões ainda desconhecidas pela medicina, o aumento da pressão dentro do olho (pressão intraocular) é geralmente, mas nem sempre, associada à lesão do nervo óptico, que caracteriza a doença.
Esta pressão acontece, por exemplo, por conta do aumento de um líquido chamado de humor aquoso, que é produzido na parte anterior do olho ou por uma deficiência de sua drenagem através de seu canal.
Portanto, quando há um bloqueio desse fluido do olho, este provoca o aumento da pressão ocular. Na maioria dos casos do problema, essa pressão está elevada e provoca danos no nervo óptico.
Tratamento
Por fim, o objetivo do tratamento é reduzir a pressão ocular. Por isso, dependendo do tipo de glaucoma, isso pode ser feito por meio de cirurgia ou medicamentos.