Importância da saúde da mulher
O acesso à saúde integral, humanizada e de qualidade é um direito que pertence a todas as mulheres.
Dessa forma, a perspectiva do cuidado integral deve respeitar as singularidades das mulheres. Assim como suas histórias, hábitos, culturas, condições financeiras e contextos familiares.
Outro ponto importante para o cuidado com a saúde da mulher é estimular o autocuidado, ter conhecimento sobre o seu próprio corpo e ter mudanças no estilo de vida, em busca de melhorar a qualidade da saúde e bem-estar.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira alguns detalhes sobre Câncer de Mama e Câncer de Colo de Útero.
Câncer de mama
O câncer de mama é um problema de saúde pública muito relevante no Brasil, sendo principal responsável pela morte por câncer entre as mulheres.
Por isso é importante o autoconhecimento sobre o corpo. Conheça a seguir os fatores de risco, como evitar e fique atento aos sinais e sintomas dessa doença.
Exame das mamas
Mulheres de 40 a 49 anos: a partir do exame clínico das mamas pelo profissional da saúde, e se houver indicação/ alguma alteração, realizar a mamografia. Essa indicação da mamografia deve ser feita com cautela, visto que expõe muitas mulheres à radiação desnecessária ou pode levar a procedimentos que não trazem benefícios à saúde da mulher;
Mulheres de 50 a 69 anos: deve-se realizar o exame clínico das mamas por profissional da saúde e realização de mamografia de 2 em 2 anos. Além disso, se durante o autoexame e observação sobre o seu corpo perceber alguma alteração na mama, é preciso que procure a equipe de saúde mais próxima da sua casa para melhor investigação;
Mulheres com elevado risco para câncer de mama: já para mulheres com alto risco para CA de mama, com histórico familiar, é preciso avaliação e acompanhamento individualizado com o médico.
Câncer de colo de útero
O Câncer de colo de útero é a terceira causa de morte por câncer em Mulheres no Brasil.
Assim sendo, o principal fator de risco é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). Essa infecção é transmitida por via sexual, desprotegida, mas também pode ocorrer por contato direto com a pele ou mucosa infectada.
Em estágio avançado da doença, começam a surgir os sintomas, como: sangramento vaginal espontâneo, após a relação sexual ou com esforço e dor pélvica.
Fonte: Notícias de Saúde